Se me quiseres conhecer - uma reflexão fotográfica entre dois mundos

De Ricardo Franco

DE 10 DE MARÇO A 04 DE ABRIL

INAUGURAÇÃO 10 DE MARÇO - 18H30

SALA DE EXPOSIÇÃO   | GRATUITO

 

||| No âmbito do Mês da Mulher |||

"SE ME QUISERES CONHECER"
Uma reflexão fotográfica entre dois mundos, de Ricardo Franco
Curadoria: Miguel Rego

"Se me quiseres conhecer" é uma exposição em que sete empregadas domésticas, como que nos pegando pela mão, vão abrindo portas para conhecermos diferentes dimensões de um mesmo espaço geográfico social e económico.
Tendo o quotidiano destas mulheres como pano de fundo, as imagens convidam o espectador a mergulhar nos seus contextos pessoais e profissionais.
A exposição nasce de um profundo desejo do autor de representar a cidade de Maputo e as pessoas que aqui se movem e vivem. Uma vontade de apresentar a riqueza destas realidades, em particular aquelas que lhe saltam ao olho e cativam a mente.

---
Biografia
Ricardo Franco nasceu no Alentejo, Portugal, em Agosto de 1980.
Aprendeu sozinho a arte da fotografia. Mais virado para a reportagem de rua, da captação da realidade pura e dura, mas sempre de forma poética, consegue captar a essência das personagens que fotografa e, sobretudo, dos momentos que eterniza. Prefere trabalhar num ambiente onde as imagens valem mais que mil palavras. Entre 2003 e 2004 viveu na Guiné-Bissau, documentando o seu trabalho como professor voluntário no interior do país. De regresso a Portugal, trabalhou em escolas e bairros desfavorecidos, onde começa a despertar a seu interesse pelo documentário. Em 2007 muda-se para Macau, onde começa a aliar à carreira de professor a de fotojornalista, fazendo reportagens em vários países da Ásia. Em 2009 ruma a Moçambique, país que adopta. É aqui que decide abandonar o ensino para se dedicar à fotografia. Nos últimos anos, para além de continuar a colaborar com a imprensa, alargou a sua experiência a projectos de comunicação institucional e de responsabilidade social na África do Sul, Nigéria, Angola, Suazilândia, Congo Brazzaville e Gana.
E é assim que tem vivido a sua paixão pela fotografia documental.

--
Inauguração: 10/03 às 18h30
Patente até 04/04

Gratuito
--

Actividades paralelas | Visitas guiadas:

24/03 às 17h (público geral)
25/03 às 10h (escolas) - mediante confirmação prévia
27/03 às 10h (escolas) - mediante confirmação prévia
28/03 às 10h30 (crianças)


Programa de Março 2020

CCFM_Programa Marco 2020_Web.pdf
Document Adobe Acrobat 1.1 MB

comunicado - Suspensão da programação Cultural

COMUNICADO - Suspensão de actividades cu
Document Adobe Acrobat 602.3 KB

Para receber a Newsletter

Note : veuillez remplir les champs marqués d'un *.