Jazz no Franco

Com Ivan Mazuze, Sibu Mash Mashiloane E Walter Mabas

SÁBADO 21 DE ABRIL-18H>23H

JARDIM & SALA GRANDE | 500MZN / 400MZN (CLUBE CULTURAL & - DE 12 anos)


  A 1ª edição do evento JAZZ NO FRANCO surge no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Jazz (designado pela UNESCO como o International Jazz Day, que se comemora a 30 de Abril), e que terá como cabeça de cartaz o célebre saxofonista moçambicano residente na Noruega Ivan Mazuze; de Durban, o trio de Sibusiso « Mash » Mashiloane; e, de Maputo, Walter Mabas, todos acompanhados por grandes músicos que estarão juntos nos palcos do Franco para celebrar o Jazz!!


SOBRE OS ARTISTAS:


IVAN MAZUZE
Tido como um dos melhores saxofonistas da actualidade e melhor estreante do continente africano no African Jazz Network, o moçambicano Ivan Mazuze virá celebrar em forma de concerto o Dia Internacinal do Jazz 2018, no Centro Franco-Mocambicano. O seu último álbum "Ubuntu" é apresentado no álbum Compilation Jazz da 7ª edição da Noruega. Esta compilação dá uma boa imagem do cenário do jazz norueguês hoje, que vai desde as formas mais comuns, até às mais modernas, incluindo o que passou a ser conhecido como o som nórdico.

"Ivan Mazuze personifica a generosidade do espírito neste álbum. Há uma espécie de benevolência e compaixão pelo seu trabalho que o levanta, faz-te sorrir e te sentires bem por dentro. Nas palavras de Henry Wadsworth Longfellow, a música é a linguagem universal da humanidade ".
David Fischel – Noruega

"Ivan tem a confiança de um corredor que pode ir na velocidade máxima, se necessário, mas quem conhece o valor de frases e tom excelentes".
Anya Wassenberg, Artes e Cultura Maven – Canadá

SIBUSISO « MASH » MASHILOANE
Pianista, compositor e director musical. Com as suas composições cativantes, que sempre visam confundir a linha entre o jazz e outros géneros, Sibusiso « Mash » Mashiloane é rápido em conquistar os corações e mentes de um grande público. Ele e a sua banda tocaram não apenas nos principais palcos do circuito de KwaZulu Natal, mas também em vários festivais de jazz e as suas performances ao vivo levaram-no até aos E.U.A.. Como pianista, Mash apresentou-se com muitos grupos diferentes ao redor do mundo iniciando projectos da sua autoria. Depois de obter seu mestrado em Performance de Jazz e graduando-se com distinção na Universidade de KwaZulu Natal, o seu objectivo agora é tornar-se parte integrante da cena do jazz sul-africano e internacional. Os seus concertos são inspirados pelo funk, hip-hop, gospel e música tradicional da África do Sul, atraindo fãs de todos os géneros e aficcionados do jazz, ao mesmo tempo que tem vindo a explorar em profundidade o repertório de compositores como Bheki Mseleku, Kenny Kirkland, Joey Calderazzo, McCoy Tyner, John Coltrane, Wynton Kelly e Bud Powell.

WALTER MABAS
Guitarrista e compositor, Walter Mabas é engenheiro electrónico de formação. Participou em vários festivais internacionais, destacando a colaboração com Orquestra de Jazz do Algrave em Portugal e o Festival de Jazz de Taiwan, gravando com vários músicos incluíndo os moçambicanos Ivan Mazuze, Otis, Stewart Sukhuma. Mabas está a actualmente a finalizar o seu álbum de estreia, com colaboração de alguns músicos de renome, tais como Jaco Maria, Ivan Mazuze, Bokani Dier, Frank Paco, Tony Paco, Hélder Gonzaga e Moreira Chonguiça. Ao mesmo tempo, Walter esteve envolvido em várias colaborações com outros músicos africanos organizadas pelo CCFM nomeadamente com Lura, Ceuzany, Elida Almeida, Lucibela, Nancy Vieira, Teófilo Chantre (Cabo Verde), Sia Tolno (Guiné Conacri) e Siya Makuzeni (África do Sul).

////////////////////////////////////////
PROGRAMA PARALELO:

CINE JAZZ no auditório do CCFM
Uma iniciativa proposta pelo músico Ivan Mazuze

No âmbito do programa paralelo ao Festival JAZZ NO FRANCO, haverá também projecção de filmes, nos dias 18 e 19 de Abril, às 19h, no auditório do CCFM.

BIRD, de Clint Eastwood (161’)
Quarta-feira, dia 18 de Abril - 19h

Sobre o filme :
Clint Eastwood brinda-nos com um retrato notável do jazz, e com ele ganha o Golden Globe para melhor realizador, num filme que nos conta a notável história do pioneiro músico do jazz Charlie “Yardbird” Parker. Tal como um acorde de jazz, o passado e o futuro interligam-se num filme que explora as extraordinárias aptidões de Bird como músico, bem como a sua tendência para excessos potencialmente destrutivos. A brilhante interpretação de Bird, valeu ao futuro vencedor* de um Óscar da academia Forest Whitaker, o prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes. Diane Venora partilha do mesmo reconhecimento, vencendo o prémio de Melhor Actriz Secundária do New York Film Critics, no seu papel de Chan Parker, a fiel e leal mulher. A extraordinária banda sonora, que funde gravações a solo de Parker com músicos modernos, mereceu o Óscar da Academia para Melhor Som. Pelas mãos de Clint Eastwood, Bird – Fim do Sonho brilha de uma forma magistral.

MILES AHEAD (96’)
Quinta-feira, dia 19 de Abril - 19h

Sobre o filme :
"Miles Ahead" é um retrato inspirado em eventos da vida de Miles Davis, um dos génios criativos da música do século XX, e que conta com o brilhante desempenho de Don Cheadle como protagonista.
No final da década de setenta, e no meio de uma fascinante e prolífica carreira na vanguarda da inovação do jazz moderno, Miles Davis (Cheadle) afasta-se abruptamente da vida pública. Sozinho e escondido em sua casa, Miles é atormentado por dores crónicas, pela sua voz musical abafada e entorpecida por drogas e medicamentos, e com a mente assombrada por pertubadores fantasmas do passado. Até que Dave Braden (Ewan McGregor), um repórter da Rolling Stone, força Davis a embarcar numa selvagem e angustiante aventura para recuperar a gravação de uma das suas últimas composições, que lhe havia sido roubada anos antes. É nessa altura que, enquanto enfrenta o abismo, Miles Davis se apercebe que mais uma vez só pode encontrar a salvação na sua arte. Escrito, interpretado e realizado por Don Cheadle, "Milles Ahead" conta ainda com a participação de Michael Stuhlbarg e Emayatzy Corinealdi.


/////////////////////////////////////////////////
BILHETES:

CINE JAZZ
    Quarta-feira 18 e Quinta-feira 19 de Abril, às 19h
    Auditório
    150 MZN / GRATUITO (Clube Cultural & - 12 anos)
    Bilhetes à venda nos respectivos dias, a partir das 10h
    Entradas limitadas


JAZZ NO FRANCO
    Sábado 21 de Abril, das 18h às 23h
    Sala grande & jardim
    500 MZN / 400MZN (Clube Cultural & - 12 anos)
    Bilhetes à venda a partir das 10h de sexta-feira, 20 de Abril


Clique aqui para 7 dias de teste gratuito
Clique aqui para 7 dias de teste gratuito

Programa Mensal

Para Fazer o Download Do Programa Mensal

PROGRAMA DE ABRIL 2018
programa_A5_abril_web.pdf
Document Adobe Acrobat 1.6 MB

Para receber a Newsletter

Note : veuillez remplir les champs marqués d'un *.