2.ª Feira: 15h - 18h

3.ª a 6.ª Feira: 10h - 14h | 15h - 18h

Sábado: 10h - 14h | 17h nas noites de espectáculo

Debate | LA NUIT DES IDÉES

Eventos

Descrição

Quer seja política, económica, sanitária ou ambiental, uma crise representa sempre uma ruptura à qual um sistema deve adaptar-se e reinventar-se para alcançar de novo a estabilidade. A este respeito, momentos de crise também representam oportunidades para compreender os sistemas que nos rodeiam, para se reinventarem e reconstruírem em conjunto melhores futuros.

La Nuit des Idées (A Noite das Ideias) é uma iniciativa do Instituto Francês em Paris, organizada pela Embaixada da França em Moçambique e Eswatini e pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano. O tema em discussão “Reconstruir juntos: O que e como podemos construir juntos?” conta com um painel de convidados do mundo académico e da sociedade civil que virá partilhar conhecimentos e ideias sobre os desafios e condições da reconstrução após as recentes crises que afectaram Moçambique e as perspectivas do povo Moçambicano de se reunir em torno destas dinâmicas de reconstrução.

Painel 1: União e co-construção: para além das crises
Este painel irá explorar diferentes crises em curso em Moçambique e analisar os recursos que foram implementados para lhes dar resposta. Utilizando o exemplo da protecção da biodiversidade, a ameaça do terrorismo ou a resposta ao Covid-19, os oradores apresentarão iniciativas e experiências que ajudarão a compreender os mecanismos em funcionamento no processo de reconstrução e os factores-chave para reforçar a resiliência de um sistema.

Painel 2: Desafio dos / aos jovens para a co-construção de um mundo mais humano
Se a juventude é o futuro do país, é apropriado interessar-se pelo lugar ocupado pelos jovens nos processos de reconstrução da sociedade Moçambicana. Neste painel, veremos como os jovens Moçambicanos se estão a organizar para participar neste processo, como podem ser um vector de inovação e quais são os espaços de expressão e os meios de comunicação para a divulgação das suas ideias. Como podemos reinventar as formas de compromisso para uma maior participação dos jovens?

MC / moderadora: Eva Trindade
Introdução e conclusão: Severino Ngoenha