DETALHES

Out 13 2021
18:30H - 19:00H
Online
Descrição

“CARAS DO FRANCO – Entrevistas com David Bamo” é uma série de conversas com diversos actores culturais sobre as suas memórias e vivências à volta do Centro Cultural Franco-Moçambicano. O espaço procura recordar momentos marcantes e compreender a relevância do CCFM em todo ecossistema das artes da cidade de Maputo e do país no seu todo. Passam pelo CARAS DO FRANCO artistas, activistas e sobretudo guardiões da diversidade e criatividade que também ajudaram a consolidar a visão e os ideais do Franco. Bem-vindos!

David Bamo é jornalista cultural e apresentador de televisão. Actualmente edita e apresenta programas culturais na Televisão de Moçambique e na RTP África; é co-apresentador do Músicas de África, autor e editor da série Fora de Cena.
Coordena o Seminário de Jornalismo Cultural, uma plataforma que tem estado a redefinir o espaço/presença dos conteúdos de arte na comunicação social em Moçambique; com debates, programas de estágios internacionais e workshops. Como empreendedor, fundou a agência de comunicação SóArte Media.
Em 2020 foi vencedor do Prémio África Ideias atribuído pela RTP África.

Stella Mendonça é a primeira cantora lírica profissional Moçambicana com reconhecimento internacional. Formou-se nos Conservatórios franceses de Paris e Lyon, onde se graduou. Prosseguiu a sua formação em Belcanto na Suíça, com Dennis Hall, Magda Olivero em Espanha, na Áustria e em Nova Iorque, na Julliard School, com Grace Bumbry.
Stella Mendonça centrou a sua carreira no repertório de Belcanto Italiano, e o seu repertório inclui numerosos papéis interpretados na Europa, Estados Unidos da América e África. Leccionou na Suíça e Estados Unidos, onde foi professora convidada nas Universidades de Charlotte, Carolina do Norte, e em Kirksville, em Saint Louis.
Em 1998, fundou a SONÇA International e, em 2002, produziu pela primeira vez na história de Moçambique, Carmen de Bizet. Em 2013, fundou o primeiro Conservatório de Música e Arte Dramática, MUSIARTE, em Moçambique, que conta com a parceria do Conservatório A. Steffani de Castelfranco Venetto, em Itália, com quem implementa, desde 2016, o programa de mobilidade Erasmus+ da União Europeia.
Em 2016, foi condecorada com a medalha da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa.

VOLTAR PARA A AGENDA