DETALHES

Set 15 2020 - Dez 18 2020
Sala de Exposições
Descarregar Catálogo
Ficha Técnica

Curadoria: Filipe Branquinho

Produção: CCFM e Filipe Branquinho

Montagem: CCFM e Filipe Branquinho

Design e Comunicação: Matéria-Prima

Impressão e Molduras: Kiosk Digital

Artistas:

Bata

Carmen Maria

Celestino Madaulane

Ídasse

Ndlozy

Pekiwa

Saranga

Simione

Descrição

O Centro Cultural Franco-Moçambicano desejou, através da exposição colectiva DEP – Desenho / Escultura / Pintura, convidar artistas de diferentes gerações e disciplinas que representassem a criatividade e inventividade das artes plásticas moçambicanas.

A escolha dos artistas e das obras foi deixada ao critério do curador, Filipe Branquinho, que seleccionou um conjunto de oito artistas de universos diferentes, na tentativa de criar uma coerência estética e narrativa. A instalação das peças foi imaginada em diferentes espaços do CCFM: a sala de exposições e o jardim, permitindo uma deambulação dos visitantes através de um percurso.

Reabrir a sala de exposições do CCFM com uma exposição colectiva, e não uma exposição individual, não foi ao acaso, mas sim na tentativa de contribuir um pouco mais para o sector das artes visuais duramente afectado, tal como todo o conjunto de actores e agentes culturais, pelo actual contexto, encontrando assim uma forma de um número maior de artistas ser beneficiado com a oportunidade de visibilidade do seu trabalho.

A escolha de realizar esta exposição colectiva permitiu também um olhar sobre a evolução de uma parte da criação contemporânea moçambicana, bem como a apreciação do dinamismo criativo no âmbito das artes visuais, através do trabalho de oito artistas diferentes.

VOLTAR PARA A AGENDA