DETALHES

Jun 30 2021
18:30H - 19:00H
Online
Descrição

“CARAS DO FRANCO – Entrevistas com David Bamo” é uma série de conversas com diversos actores culturais sobre as suas memórias e vivências à volta do Centro Cultural Franco-Moçambicano. O espaço procura recordar momentos marcantes e compreender a relevância do CCFM em todo ecossistema das artes da cidade de Maputo e do país no seu todo. Passam pelo CARAS DO FRANCO artistas, activistas e sobretudo guardiões da diversidade e criatividade que também ajudaram a consolidar a visão e os ideais do Franco. Bem-vindos!

David Bamo é jornalista cultural e apresentador de televisão. Actualmente edita e apresenta programas culturais na Televisão de Moçambique e na RTP África; é co-apresentador do Músicas de África, autor e editor da série Fora de Cena.
Coordena o Seminário de Jornalismo Cultural, uma plataforma que tem estado a redefinir o espaço/presença dos conteúdos de arte na comunicação social em Moçambique; com debates, programas de estágios internacionais e workshops. Como empreendedor, fundou a agência de comunicação SóArte Media.
Em 2020 foi vencedor do Prémio África Ideias atribuído pela RTP África.

Rhodália Silvestre, dona de um estilo peculiar e personalidade que se impõem, é uma cantora de ritmos urbanos contemporâneos que tocam o Jazz, Neo Soul, Reggae e Pop, mantendo uma forte identidade e influência africana. Nascida em Mbabane, na Suazilândia, em 1986, muito cedo Rhodália revelou talento para a música, tendo percorrido por via da sua arte vários países da África Austral e colaborado com várias figuras emblemáticas da música africana. Tem trabalhado com diversos artistas como Jimmy Dludlu, Orlando Venhereque, Yola Semedo, Stuart Sukuma, entre outros. No CCFM – Centro Cultural Franco-Moçambicano, participou da residência artística com o colectivo feminino da Ilha da Reunião LesBringellese, mais recentemente, deu voz ao Maputo Electrónicoprojecto de colaboração entre o músico Moçambicano Chico António e o Franco-tunisino SMADJ com quem passou por vários festivais da África Austral, nomeadamente, MTN Bushfire, em Malkerns, eSwatini e Azgo Festival e MMM – Mozambique Music Meeting, em Maputo, Moçambique.A residir actualmente na capital Moçambicana, após uma longa temporada na Cidade do Cabo, esta voz estridente foi vencedora do “Prémio Revelação” no Ngoma Moçambique 2017 e nomeada a “Melhor Voz” no Ngoma Moçambique 2018. Lançou em 2020 o seu primeiro álbum “Wansati”, disponível em várias plataformas digitais.

 

VOLTAR PARA A AGENDA