DETALHES

Mai 26 2021
18:30H - 19:00H
Online
Ficha Técnica
Descrição

“CARAS DO FRANCO – Entrevistas com David Bamo” é uma série de conversas com diversos actores culturais sobre as suas memórias e vivências à volta do Centro Cultural Franco-Moçambicano. O espaço procura recordar momentos marcantes e compreender a relevância do CCFM em todo ecossistema das artes da cidade de Maputo e do país no seu todo. Passam pelo CARAS DO FRANCO artistas, activistas e sobretudo guardiões da diversidade e criatividade que também ajudaram a consolidar a visão e os ideais do Franco. Bem-vindos!

David Bamo é jornalista cultural e apresentador de televisão. Actualmente edita e apresenta programas culturais na Televisão de Moçambique e na RTP África; é co-apresentador do Músicas de África, autor e editor da série Fora de Cena.
Coordena o Seminário de Jornalismo Cultural, uma plataforma que tem estado a redefinir o espaço/presença dos conteúdos de arte na comunicação social em Moçambique; com debates, programas de estágios internacionais e workshops. Como empreendedor, fundou a agência de comunicação SóArte Media.
Em 2020 foi vencedor do Prémio África Ideias atribuído pela RTP África.

Mauro Pinto nasceu em 1974, em Maputo, onde vive e trabalha. Dos primeiros contactos com o fotógrafo português Alexandre Júnior (Alex) na sua adolescência surgem as primeiras experiências no domínio da Fotografia. No final dos anos 90, fez um curso de Fotografia pela Monitor Internacional School e, na mesma altura, um estágio com o fotógrafo José Machado, assumindo desde logo como profissão a actividade fotográfica. Das exposições individuais que realizou destacam-se a que levou ao Palácio de Cadaval em Évora (Portugal), em 2015, e ao Centro Cutural Franco-Moçambicano, em Maputo, em 2004. Expôs igualmente em mostras colectivas na Galeria 111, em Lisboa e Porto, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e Paris, e esteve presente no pavilhão de Moçambique na Bienal de Veneza de 2018. Com “Dá Licença” foi o primeiro fotógrafo internacional a vencer a 8ª edição do concurso BESPhoto em Portugal. Recentemente apresentou a exposição individual “Blackmoney” na Galeria 111, em Lisboa. 

VOLTAR PARA A AGENDA