DETALHES

Mai 28 2021
18:30H - 20:00H
Sala Grande
600 mts / 500 mts
Ficha Técnica

Cheny Wa Gune (timbila e voz) / Dhemas Massangaie (percussão e voz) / Nene Cossa (baixo e voz) / Texito Langa (bateria) / Jojó Zita (teclados)Maduele (guitarra solo), Sheila Jesuíta (flauta e voz).

Descrição

Estamos em tempos difíceis, a Humanidade está em crise e assistimos à mudança de hábitos e costumes, sejam eles relacionados com a crença ou com a tradição. Além da pandemia de Covid 19 que assolou o mundo inteiro, temos em Moçambique o terrorismo em Cabo Delgado, a guerra no centro do país, os raptos constantes…

O concerto TEMPOS é composto na maioria por temos inéditos cantados na língua Chopi inspirados na capacidade dos artistas, apesar de todas as adversidades, conseguirem buscar forças inexistentes para compor e alimentar a audiência com temas que alimentam a reflexão, esperança, luz, fé, amor, sensibilização e reinvenção, mesmo em momentos de crise.

Cheny Wa Gune, nome artístico de Geraldo António Mahuaie, é um músico multi-instrumentista, professor, compositor, intérprete, produtor musical e pesquisador de música tradicional moçambicana, que vem criando composicões a partir de instrumentos tradicionais moçambicanos, nomeadamente, timbila, mbira, chitende, chigovia e tambores, exploranto assim a simbiose entre os intrumentos tradicionais e convencionais, aquilo que o filósofo Severino Nguenha chama de tradernidade para definir a fusão sonora entre o tradicional e o moderno.

Nascido em 1 de Agosto de 1980, na cidade de Maputo, Cheny Wa Gune é proveniente de uma família de músicos oriundos da província de Inhambane, distrito de Zavala, localidade de Gune. Em 1992, ano do início da sua carreira no Bairro Unidade 7, arredores da cidade de Maputo, passou pela Organização Nacional dos Continuadores de Moçambique e, mais tarde, em 1997, junto com outros jovens do seu bairro fundam a banda Timbila Muzimba, com quem  teve a oportunidade de brilhar em várias digressões nacionais e internacionais. Em 2007, inicia a sua carreira a solo com Cheny Wa Gune Quarteto que alcançou bastante êxito nos últimos anos, tanto em festivais nacionais como internacionais, com especial destaque na Europa, América Latina e Ásia. Colabora frequentemente  em projectos de intercâmbio cultural envolvendo artistas e países de várias nacionalides. Actualmente é membro integrande da Banda TP50, é professor de percussão no projecto musical Xiquitsi e na Academia de Música Cross Roads.

VOLTAR PARA A AGENDA