DETALHES

Out 29 2021
18:30H - 20:00H
Sala Grande
600 MT / 500 MT (Clube Cultural)
Descrição

“A Alma da Música”: Um tributo a Chico António” é um espectáculo que usa a obra e a vida de Chico António para ilustrar o papel social, educativo e interventivo das artes. Com um roteiro musical totalmente preenchido com composições do artista, o espectáculo contém intervenções poéticas, teatrais, vídeo e fotografia, numa viagem inspirada nas motivações de Chico António para compor as suas músicas intimamente ligadas à sua vida e meio que o rodeia.

Biografia | CHICO ANTÓNIO
Chico António nasceu em 1958, no distrito de Magude, província de Maputo, no Sul de Moçambique. Cresceu no internato da missão de S. José de Lhanguene e, aos 9 anos de idade, torna-se solista de um coro de igreja constituído por 50 pessoas, ao mesmo tempo que se se inicia na aprendizagem do trompete e solfejo, o que fez ao longo de durante 12 anos.
Entre 1979/1992, fez parte de grupos que compunham música com base em ritmos tradicionais moçambicanos tais como: Grupo Instrumental n°1 de música ligeira, RM (grupo da Rádio Moçambique) e Orquestra Marrabenta Star de Moçambique, participando de tournées em Inglaterra, Holanda, Itália, França, Portugal, Suécia, Noruega, Dinamarca, Zimbabué, Guiné Conacry, Cabo-Verde entre outros.
.
Em 1990, ganha o prémio Descobertas da RFI – Radio France Internacional, e recebe uma bolsa de estudos para estudar técnicas bases de piano, arranjos e captação de som em estúdio. Considera Manu Dibango o mentor que lhe aconselhou a concluir os seus estudos e a voltar para Moçambique para pesquisar e incentivar outros músicos a trabalhar e a fazer progredir a música moçambicana a partir dos ritmos tradicionais de Moçambique.

Em 1991 grava o seu primeiro CD graças à Radio France Internacional (RFI) e à Maison des Cultures du Monde. O seu segundo CD “MEMÓRIAS” é apresentado 23 anos depois, em 2014. Chico tem trabalhado em laboratório de experimentação de fusão de instrumentos e ritmos tradicionais com instrumentos e ritmos modernos incentivando os profissionais e a nova geração a trabalhar nessa direcção de forma a encontrar uma maneira de estar e ser do músico moçambicano. No mundo de cinema, para além de algum trabalho como actor, tem produzido trilhas sonoras de filmes de realizadores nacionais, nomeadamente, Licínio de Azevedo, Sol de Carvalho, Camilo de Sousa , Isabel de Noronha.

Nos últimos anos tem trabalhado em projectos com vários artistas, Madala Kunene (África do Sul), Banda Grén Sémé (Ilha Reunião) e para além de actuação orienta workshops em Festivais : Azgo (Moçambique), Bushfire (Suazilândia) e HIFA (Zimbabué).

Adquire o teu bilhete 🎟 ao preço de 600.00MZN/500.00MZN (Clube Cultural), nos seguintes pontos:
Physical Com Power: de 25 a 27/10 (Segunda a Quarta)
– CCFM: a partir das 10:00h de Quinta-feira, 28 de Outubro
📌 Lotação limitada.
Junta-te a nós celebremos a Alma da Música.
VOLTAR PARA A AGENDA