DETALHES

Mai 04 2021 - Mai 29 2021
Sala de Exposições
Descrição

De acordo com o último decreto presencial que autoriza a reabertura dos centros culturais, o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) e o Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) preparam-se para a retoma das suas actividades presenciais no próximo dia 4 de Maio, com o lançamento conjunto da exposição “The Ghost of Praça de Touros” do fotógrafo moçambicano “Bocarras”, inicialmente prevista para o passado mês de Fevereiro.

Nascido em Moçambique, Américo Hunguana “Bocarras” é um contador de (hi)estórias que usa a escrita da luz para nos esclarecer o visual. Vive em Berlim, o que não o impede de andar por outras partes do mundo, de câmara em punho à procura da luz. De braçada em braçada, mergulha nesse mar de culturas que diz ser o seu tema favorito. “Tenho vivido a escola da vida intensamente, o que me dá bons enquadramentos. Gostei de ter passado pela Ostkreuzschule für Fotografie, com o projecto “Where to go?”, abriu-me os horizontes. O espectro da luz do mundo já não me atordoa!”, diz-nos Bocarras.
.
Nas palavras de Filimone Meigos, “esta exposição configura um espaço privilegiado de partilha que nos remete às discussões sobre o tempo. Melhor, discussões sobre os tempos, já que são vários esses tempos e múltiplas as dinâmicas de contrastes que vivenciamos, e a Praça de Touros de Maputo representa no simbolismo, na cor e no abstracionismo. Com o seu olhar fotográfico, Bocarras dá-nos a possibilidade de recuperarmos esses fantasmagóricos tempos que se “acarraçam” no dorso do tempo de hoje. O esqueleto em que se transformou, se bem que engalanado de carcaças de carros e outras bugigangas, quais instalações artísticas, a Praça de Touros é hoje esse fantasma donde imergem os feitiços da nossa forçada urbanidade, cheia de tudo e de nadas. Esta é a proposta que nos é trazida, uma revisitação à Praça de Touros de Maputo.”

The Ghost of Praça de Touros estará patente no jardim e nas Salas de Exposições do CCFM e CCMA até ao próximo dia 29 de Maio, com a observância das medidas do protocolo emitido pelas autoridades sanitárias para a prevenção da COVID-19.

VOLTAR PARA A AGENDA

Hourly Schedule

New Day