DETALHES

Jul 30 2021 - Ago 14 2021
Sala de Exposições
Descrição

Caroline Aycard, pintora e escultora, e Albertine Trichon, pintora, viajam para Maputo a convite do Centro Cultural Franco-Moçambicano para uma residência artística de 15 dias. Durante esta residência, as duas artistas vão trabalhar em torno do tema “Maputo: cidade portuária”. Cada uma com diferentes meios, gravura monotípica e pintura, darão as suas visões e impressões sobre esta cidade à qual chegam pela primeira vez.

Além da mostra dos resultados da residência artística, a estadia das duas artistas Francesas em Maputo será ainda oportunidade para a realização de dois workshops de gravura (técnica de monótipo) com uma turma de alunos do ISArC e com um grupo de jovens artistas locais.

Biografias 

Albertine Trichon é pintora. Depois de estudar línguas e literatura na Sorbonne, ingressou na Escola de Belas-Artes de Paris (ateliers de Vincent Bioulès e Jean-Michel Albérola), e praticou litografia e gravura. Após os seus estudos superiores, expôs em França, no Japão, na Alemanha, na Croácia e na Grécia. Os temas das suas obras remetem-nos para os encontros com lugares e os seus contemporâneos (especialmente durante residências artísticas em França ou no exterior), colocando-os em perspectiva ou simplesmente com as viagens diárias que a inspiram. Várias séries se cruzam no seu percurso: as praças, o canal, as piscinas-selvas, as neves, os computadores e o que ela chama de “habitantes” – as suas séries mais recentes – continuam a sua evolução em números infinitos. Dirige várias oficinas de pintura para diversos públicos (adultos ou crianças). 

Caroline Aycard é pintora e escultora. Depois de estudar direito e administração no Pantheon, ela mudou radicalmente de direcção, entrando na Escola Nacional Superior das Belas-Artes de Paris. Enquanto frequenta a oficina de escultura dirigida por Bruno Lebel e depois Richard Deacon, Caroline aproveita ao longo desses 5 anos passados ​​nas Belas-Artes para abordar diversos meios de expressão plástica. Desde então, a par da actividade docente em escultura, desenho e pintura, Caroline Aycard dá continuidade à sua prática artística e expõe regularmente em França. A vida quotidiana, as pessoas ao seu redor e os seus desejos em outros lugares inspiram o seu trabalho, que assume a forma de desenho, pintura, gravura ou escultura.

> Local: L’atelier (antiga loja “Machamba Criativa”)
Visitas:
> Segunda a Sexta: das 10:00h às 18:00h
> Sábados: das 10:00h às 14:00h

VOLTAR PARA A AGENDA

Hourly Schedule

New Day