Ciclo de Cinema Europeu | Mão-de-obra: Proibido aos cães e aos italianos (Itália)

Ciclo de Cinema Europeu | Mão-de-obra: Proibido aos cães e aos italianos (Itália)

Quando

3 de Maio, 2025    
17:00

Tipo de evento

Na viragem do século XX, em busca de uma vida melhor, Luigi Ughetto toma uma decisão que mudará para sempre o destino da sua família: deixar para trás a pobreza extrema e partir rumo a França. O caminho, no entanto, não é fácil — a travessia dos Alpes a pé, sob a neve e em pleno inverno, exige uma coragem imensa e um espírito inabalável.

Este filme leva-nos numa viagem profundamente humana, onde o amor entre Cesira e Luigi, os pais desta família italiana, é a força motriz que une todos em tempos difíceis. Através dos olhos das crianças, testemunhamos a chegada a um país inicialmente frio e hostil, mas que, com o tempo, os acolhe e os transforma em cidadãos de pleno direito.

Mais do que uma narrativa sobre migração, esta é uma homenagem à força dos laços familiares, à perseverança de quem ousa sonhar e à capacidade de construir um novo lar mesmo quando tudo parece incerto.

A travessia dos Ughetto é um relato comovente de luta, pertença e identidade – um filme que toca o coração e nos recorda de onde vimos e do que somos capazes de alcançar.

FICHA TÉCNICA:
> Realizador: Alain Ughetto
> Categoria: Animação
> Com: Alain Ughetto, Ariane Ascaride, Stefano Paganini, Diego Giuliani
> Duração: 70 min.
> Ano: 2022
> Classificação: Todos os públicos
> VO ITALIANO / legendas em PORTUGUÊS

Scroll to Top