2.ª Feira: 15h - 18h

3.ª a 6.ª Feira: 10h - 14h | 15h - 18h

Sábado: 10h - 14h | 17h nas noites de espectáculo

Mediateca

Sobre a mediateca

A Mediateca é um local de utilidade pública aberto a todos. Promove actividades voltadas para a cultura francesa e francófona e disponibiliza informação, treinamento e documentação.

Mediatecária

Victória Massingue
mediatheque@ccfmoz.com

Colecções e Equipamento
Livraria
Filmes
Computadores
Livros
Jogos
Consulta e Empréstimo de Documentos

O acesso e a consulta de documentos são livres e não requerem inscrição interna, excepto se quiser fazer consulta ao domicílio. O empréstimo de documentos para as consultas ao domicílio está sujeito à adesão ao Clube Cultural, renovável anualmente. Saiba aqui como aderir.

Consulta

O empréstimo é concedido individualmente e sob a responsabilidade do proprietário do cartão de membro, o qual deve estar actualizado. Cada membro tem direito ao empréstimo de dez (10) documentos de cada vez, durante três semanas. No caso de ser portador do cartão família, o acesso aos empréstimos será ilimitado.

CULTURETHÈQUE

Encontram-se disponíveis na Mediateca três tablets conectados à internet para que possa aceder ao portal para a cultura francesa Culturethèque. Esta plataforma disponibiliza mais de 130.000 recursos franceses e francófonos para consulta, tais como livros, jornais, revistas, filmes, podcasts e música.

A exposição Machine à Bulles” também está patente na plataforma e pode ser visitada online, através dos nossos tablets. Esta exposição explora a banda desenhada de forma inovadora, já que todas as obras são interactivas e podem ser vistas de diferentes formas.

Para saber como fazer para ter acesso a estes recursos consulte aqui todas as informações ou dirija-se à Mediateca.

Autor do mês

Todos os meses, neste espaço, damos-lhe a oportunidade de descobrir um autor e a sua obra literária.

Marc Levy

Marc Levy, autor de língua francesa mais lido em todo o mundo, nasceu em Boulogne Bilancourt, em 1961. Aos 18 anos, juntou-se à Cruz Vermelha Francesa, instituição com a qual colaborou durante seis anos. Paralelamente, formou-se em Gestão e Informática na Université Paris-Dauphine. Em 1983, fundou uma empresa especializada em design e informática, com projetos em França e nos EUA. Mais tarde, veio a dedicar-se ao design de interiores, fundando outra firma em Paris. Aos 37 anos, Marc Levy escreveu o seu primeiro romance. E Se Fosse Verdade… começou por ser uma história destinada ao homem que o seu filho viria a ser. Encorajado pela irmã, enviou o manuscrito a uma editora, que aceitou publicá-lo. O sucesso fez-se sentir imediatamente e, desde então, os seus romances são presença constante nas listas de best-sellers. Marc Levy tem-se dedicado inteiramente à escrita e dois dos seus romances foram já adaptados com grande sucesso ao cinema.

Obras publicadas

2000: Et si c’était vrai
2001: Où es-tu?
2003: Sept jours pour une éternité
2004: La prochaine fois
2005: Vous revoir (suite de Et si c’était vrai)
2006: Mes amis, mes amours
2007: Les enfants de la liberté
2008: Toutes ces choses qu’on ne s’est pas dites
2009: Le premier jour
2009: La première nuit (suite de Le premier jour)
2010: Le voleur d’ombres
2011: L’étrange voyage de Monsieur Daldry
2012: Si c’était à refaire
2013: Un sentiment plus fort que la peur
2015: Elle & lui

ENCONTROS DA MEDIATECA

São sessões animadas em francês e em português que o CCFM e a Mediateca propõem para o público em geral de forma gratuita com excepções de alguns eventos especiais, onde os utentes podem descobrir o fundo que compõe a Mediateca a partir de: autores, artistas, realizadores de filmes, títulos de livros bem como discutir assuntos da actualidade em francês, para desenvolver a expressão oral.

De acesso gratuito, acontece todas as quintas-feiras, a partir das 16h. É dirigido a todos os falantes da língua francesa e, em particular, a todos os estudantes de francês que queiram melhorar a sua expressão oral.

Para tornar o espaço jovem da Mediateca mais dinâmico, em 2013 nasceram “Os Sábados das Crianças”, uma iniciativa de entretenimento para os mais pequenos. Todos os sábados, a partir das 10h30, propomos actividades animadas que variam desde visitas às exposições, leitura de contos infantis, cinema e muito mais, para crianças entre os 3 e os 10 anos de idade. Em alguns sábados do mês, uma sessão especial de cinema ou espectáculo está reservada para as crianças e os seus pais ou acompanhantes, dentro do auditório.

Mensalmente, conversamos de forma descontraída na Mediateca com os artistas que se fazem presentes no CCFM, vindos de diferentes partes do mundo. Desta forma, a Mediateca convida-o a descobrir um artista, uma arte, e/ou uma profissão e assim colher novas experiências.

A Nossa livraria

Desde 2017, a Mediateca dispõe de um espaço venda de livros. Este espaço é composto por uma colecção de livros em português e de escritores moçambicanos, fornecidos pelas editoras locais. Possui também livros da colecção “Regards Croisés”, que são teses de doutoramento com temas do nosso país tais como: “A Luta Continua, 40 Anos Depois: Histórias Entrelaçadas da África Austral” – de Caio Simões de Araújo; “A Política de Trabalho de Campo” – de Jean-Pierre Olivier de Sardan; “Ilha de Moçambique, Uma Herança Ambígua”- de Severine Cachat; “Os Deslocados de Guerra em Maputo, Percursos, Citadinização e Transformações Urbanas da Capital Moçambicana” – de Jeanne Vivet, e muitos outros.

Visite-nos e adquira o seu livro nos horários normais de abertura da Mediateca ou faça a sua reserva pelo endereço electrónico – mediatheque@ccfmoz.com – ou pelos contactos telefónicos (+258) 21 314 590 / 82 301 800 0.

Ilha de Moçambique – Uma Herança Ambígua

Séverine Cachat – Tese de Doutoramento

650 Mt

A Política de Trabalho de Campo

Jean-Pierre Olivier de Sardan – Tese de Doutoramento

300 Mt

A Luta Continua, 40 Anos Depois

Caio Simões de Araújo – Tese de Doutoramento

500 Mt

Escritas Urbanas

Béatrice Fraenkel, César Cumbe e Francesca Cozzolini – Tese de Doutoramento

800 Mt

Kwiri

Roberto Chitsondzo – Música – Livro CD

1800 Mt

Kudumba: Uma Plataforma de Preservação da Língua

Cremildo Bahule – Sociolinguística e Etnomusicologia

800 Mt

Os Deslocados de Guerra em Maputo

Jeanne Vivet – Tese de Doutoramento

750 Mt

Dicionário de Particularidades Lexicais e Morfossintácticas da Expressão Literária em Português – Vol. 1

Michel Laban – Dicionário

2000 Mt

Dicionário de Particularidades Lexicais e Morfossintácticas da Expressão Literária em Português – Vol. 2

Michel Laban – Dicionário

2000 Mt

Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique: Municipalização na Beira, Mueda e em Quissico

Egídio Guambe – Tese

1500 Mt

Kok Nam, o Homem por Detrás da Câmara

Nam Kok, Teresa Noronha e António Cabrita – Fotografia

400 Mt