
A cidade de Maputo volta a acolher o Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI), que este ano celebra a sua 21.ª edição, de 28 de Maio a 7 de Junho, sob o lema “Todos num só palco”.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Cultural Girassol que visa apoiar grupos amadores de teatro, promovendo a divulgação do seu trabalho artístico, o associativismo cultural e a formação de actores. O FITI reafirma-se assim como um dos mais relevantes palcos de intercâmbio e valorização das artes cénicas em Moçambique.
A abertura oficial do festival terá lugar na Quarta-feira, 28 de Maio, às 18h, no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, com a apresentação da peça “O Homem da Flor na Boca”, pelo grupo moçambicano M’bêu.
Na Quinta-feira, 29 de Maio, o mesmo Auditório acolherá duas apresentações: às 18h, a sul-africana Phuti apresenta “Legaga”, seguido da peça “Sobre toda a escuridão”, do grupo moçambicano Os Fragmentados, às 19h30.
Após os primeiros dias no Centro Cultural Franco-Moçambicano, o festival prossegue em diversos espaços da cidade, promovendo o acesso ao teatro em diferentes bairros e contextos urbanos. O programa completo poderá ser consultado nas plataformas oficiais do FITI.
Com esta edição, o FITI convida o público a refletir sobre a força do colectivo, do encontro e da partilha no universo teatral, reunindo criadores de Moçambique e de outros países numa só linguagem: o palco.
:::
> Local: Auditório
> Bilhetes (preço por dia): 400mt (normal) | 300mt (estudantes)
:::
> Local: Auditório
> Bilhetes (preço por dia): 400mt (normal) | 300mt (estudantes)