
Maria João
- grupo:Músicos
Maria João
Maria João nasceu em Lisboa, filha de pai português e mãe moçambicana. Iniciou a sua carreira musical no início dos anos 80, após ter ingressado no Hot Club de Portugal, onde rapidamente se destacou pela voz singular e notável capacidade de improvisação. Estreou-se discograficamente em 1985 e construiu, desde então, uma sólida carreira nacional e internacional no universo do jazz e da música contemporânea.
Reconhecida pela sua versatilidade, colaborou com artistas como Aki Takase, Gilberto Gil, Lenine, Christof Lauer e, de forma mais contínua, com o pianista Mário Laginha. Juntos, formaram um dos mais prestigiados duos da música portuguesa, com uma discografia que cruza Jazz, música do mundo e tradição lusófona. Em 2006, foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.
Desde 2009, lidera com o teclista João Farinha o projecto OGRE, que funde jazz e música electrónica.
Em 2025, Maria João apresenta o álbum Abundância, nascido de três anos de colaboração com o colectivo TP50. O projecto, profundamente enraizado nas suas origens luso-moçambicanas, propõe um diálogo artístico entre culturas, idiomas e sonoridades, cruzando tradição e inovação. Abundância é uma celebração da diversidade e da riqueza das culturas lusófonas — uma obra que afirma, através da música, um olhar humanista e universal.