DETALHES
Ficha Técnica
Artistas:
Akanaka Mundawu (MZ)
António Bexiga (PT)
Djibra Mussa (MZ)
Janeth Mulapha (MZ)
Kalusa Bandaleao (MZ)
Lilian Kwalud (FR-REU),
Luyolo Lenga (SA)
Maneto Tefula (MZ)
Márcia Pascoal (MZ)
Maria Toro (ES)
May Mbira (MZ)
Othnell Moyo (ZIM),
Sky Dladla (SA)
Vintani Nafassi (MZ)
Xixel Langa (MZ)
Descrição
Um Festival dedicado à música de Raíz tradicional moçambicana com vista a resgatar, preservar, valorizar e divulgar a diversidade cultural enraizada em Moçambique, promovendo a reflexão e discussão das artes em torno da tradição e do património imaterial moçambicano e as suas transformações. Além disso, visa criar uma rede entre artistas, a fim de desenvolver indústrias culturais e criativas para a promoção local e internacional.
O Festival Raíz consiste em diversas atividades multifacetadas, desde concertos de música étnica e tradicional, palestras e debates, exibição de filmes etnográficos, residências artísticas de criação e composição musical, caracterizada pela fusão de instrumentos, sejam tradicionais, modernos, eletrônicos, juntando artistas da região e do mundo. O Festival decorre anualmente, normalmente no mês de Junho, em vários espaços culturais da cidade de Maputo.
A residência Artística “Tradição e Transformação” é a restituição sonora, poética e estética de uma residência criativa e de composição musical, que reúne artistas, músicos tradicionais, onde trocam sensibilidades e experiências emocionais e ritualísticas, também interagem buscando trazer à potencialidade dos instrumentos tradicionais da região, para enriquecê-los na sua fruição em confrontação com outros instrumentos, sejam convencionais ou eletrónicos.
