CIÊNCIA ABERTA – Lançamento | Tema: Média, Arte e Sociedade

CIÊNCIA ABERTA - Lançamento | Tema: Média, Arte e Sociedade

Quando

15 de Setembro, 2026    
17:30 - 19:30

Tipo de evento

A Mediateca do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo, lança a Ciência Aberta, uma nova iniciativa dedicada à circulação de conhecimentos, ao diálogo entre saberes e à reflexão sobre questões da sociedade contemporânea.

Com uma periodicidade bimensal, a Ciência Aberta pretende criar um espaço de encontro entre investigadores, estudantes, jornalistas, artistas, profissionais da cultura e o público em geral, aproximando o conhecimento científico de diferentes públicos.

A primeira sessão realiza-se na Segunda-feira, 14 de Setembro, às 17h30, na Mediateca, e terá como tema “Média, arte e sociedade”.

Num contexto marcado pela transformação dos meios de comunicação, pela expansão das plataformas digitais e pela multiplicação das formas de expressão artística, a sessão propõe uma reflexão sobre o papel dos média na construção das representações sociais e na circulação das ideias, bem como sobre a relação entre a criação artística e a sociedade.

Como é que os média influenciam a nossa relação com a arte e com a sociedade? De que forma a arte pode questionar os discursos dominantes e produzir novos olhares sobre a realidade? E que papel podem desempenhar os espaços culturais na promoção do diálogo e do pensamento crítico?

A sessão reunirá Ouri Pota e Cledy Marinela, ligados ao universo dos média, e João Roxo, Rafael Mouzinho e Emídio Josine, ligados às artes e à criação, com moderação de Nathalie Noël e César Cumbe, que são também os coordenadores da iniciativa.

A Ciência Aberta nasce, assim, como um convite à partilha de conhecimentos, à troca de perspectivas e ao pensamento crítico, abrindo a Mediateca a diferentes saberes, experiências e formas de diálogo.

PERFIL DOS PARTICIPANTES
Ouri Pota – Jornalista cultural da Rádio Moçambique e correspondente da Rádio ONU em língua portuguesa, com experiência em rádio comunitária.
:::
Cledy Marinela – Jornalista, professor-investigador em jornalismo e Ciências da Informação e Comunicação e director do gabinete de podcasts da Universidade Pedagógica de Maputo.
:::
João Roxo – Designer e estratega visual moçambicano, cofundador e director criativo do Anima Estúdio Criativo, onde trabalha em projectos de média e comunicação. Integra o movimento BDPALOP, dedicado à promoção da Banda Desenhada nos PALOP, e é cofundador do Makelinks.Africa, plataforma dedicada às Indústrias Culturais e Criativas em Moçambique e na região.
:::
Rafael Mouzinho – asrtista plástico e director da Galeria da Universidade Eduardo Mondlane.
:::
Emídio Josine – Fotógrafo e videógrafo freelancer, colaborando em diferentes projectos, documentários e reportagens. Por se encontrar em missão fora de Maputo na data da sessão, participará através de uma intervenção em vídeo ou áudio.
:::
Nathalie Noël – Adida para a Cooperação Científica e Interuniversitária na Embaixada de França em Moçambique e Eswatini, Professora e Investigadora em Ciências da Informação e Comunicação na Universidade da Ilha da Reunião.
:::
César Cumbe – professor-investigador nas Ciências da Linguagem e coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Maputo.

 

Scroll to Top