O Centro Cultural Franco-Moçambicano acolhe a 3ª exposição individual do escultor moçambicano Sérgio Simione intitulada “Nostalgia Cinemática”, com curadoria de Luís M. S. Santos e Sara Carneiro.
Nesta exposição o artista recorda a sua infância, de quando começou a explorar as suas habilidades manuais na construções dos seus próprios brinquedos. Observamos esta influência na sua abordagem artística, no talhar da madeira e nas peças cinéticas
em grande escala que brincam com o movimento.
Além da sua conexão com a escultura, Simione explora uma linhagem de pintura sobre tela que ecoa as formas circulares e tons orgânicos presentes em suas obras escultóricas.
SOBRE O ARTISTA
Sérgio Simione nasceu em 19 de Janeiro de 1973, na Cidade da Matola, Província de Maputo. Desde cedo, demonstrou interesse pelas artes, iniciando sua trajetória na escultura na década de 1990, de forma autodidata.
Formou-se em Artes Visuais pelo Instituto Superior de Artes e Cultura em 2016 e obteve o título de Mestre em Design e Multimídia pela Universidade Pedagógica de Maputo em 2023.
Simione realizou duas exposições individuais em Maputo e, desde 1995, tem participado em diversas exposições colectivas, workshops, residências artísticas e simpósios em Moçambique, Cabo Verde, Portugal, EUA e Finlândia.