Mês da Mulher | Exposição | “3 em Uma” com Nelly Guambe, Emília Fernandes e Teresa Raffray

Mês da Mulher | Exposição | "3 em Uma" com Nelly Guambe, Emília Fernandes e Teresa Raffray

Quando

4 de Abril, 2023 - 13 de Maio, 2023    
10:00 - 19:00

Tipo de evento

Através das pinturas figurativas e colagens, Emília Caetano Fernandes, Teresa Raffray e Nelly Guambe materializam as suas reflexões sobre a mulher e o seu lugar no mundo. Que é um dos caminhos mais efectivos para tal exercício e é disso prova que o regime samoriano à arte recorreu para divulgar a mensagem de construção do Homem Novo por via, por exemplo, do Xiconhoca.

Para acomodar os trabalhos destas artistas, respeitando o traço e as perspectivas individuais, Nelsa Guambe opta por as dispor em série, em sentido antológico. E desse modo nos permite aceder a janela possível para ver este espectáculo da vida.

Guy Debord observa que quanto mais se contempla o externo, menos se chega a si próprio. Talvez por tal razão, em sentido contrário, Emília Caetano Fernandes, numa das suas obras, opta pelo auto-retrato. Mas de modo geral, toma fotografias aleatórias e de pessoas conhecidas para trazer à luz a personalidade do retratado. Nalguns casos assume que é mera ficção. E nisto temos uma espécie de update do método de outrora de um modelo que deveria pousar até ao fim da obra. O romance “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, mostra que não era algo de todo easy. Entretanto a essência permanece, se considerarmos verdadeiro o choque de Griet, no filme “Girl with a Pearl Earring”, ao ver o seu retrato pintado por Johannes Vermeer, que foi: captaste o meu eu.

Teresa Raffray, com outro repertório, parece ter a intenção formativa, tomando de empréstimo a expressão de Umberto Eco, de retratar as rotinas e performances do ser mulher Moçambicana. O seu tacto, a sua função institucionalizada nos nossos padrões. Cruzando a pintura em aguarela e recortes de fotografias, na sua técnica de colagem, estão presentes insinuações, semblantes, máscaras, mãos, silhuetas. E também estabelece diálogos ou questionamentos sobre a arte ao misturar o tradicional (pintura) com a contemporânea (fotografia abundante nas redes sociais e na galeria dos nossos smartphones).

Mais minimalista que o habitual, Nelly Guambe através de um ritmo cromático sugestivo aponta para uma introspecção sobre o ser e estar enquanto mulher. A sua “batota” do olhar que choca e prende pela carga nostálgica domina as suas telas. E as flores com as quais convive diariamente neste momento em Chicuque, vilarejo da Maxixe, tatuam o momento que vive, confirmando a determinação do cronotopo bakhtiniano na criação artística.

 

Leonel Matusse Jr.

Mês da Mulher | Exposição | “3 em Uma” com Nelly Guambe, Emília Fernandes e Teresa Raffray

Mês da Mulher | Exposição | "3 em Uma" com Nelly Guambe, Emília Fernandes e Teresa Raffray

Quando

4 de Abril, 2023 - 13 de Maio, 2023    
10:00 - 19:00

Tipo de evento

No âmbito da programação do Mês da Mulher, o Centro Cultural Franco-Moçambicano, apresenta uma exposição colectiva de mulheres intitulada “3 em Uma”, com Nelly Guambe, Emília Fernandes e Teresa Raffray.
Esta exposição, com curadoria de Nelsa Guambe, conta com o apoio do Alto-Comissariado do Canadá em Moçambique.


NELLY GUAMBE
Nasceu em 1987 em Inhambane, onde reside actualmente. Começou a pintar em 2010 quando ingressou na Associação de Artistas Moçambicanos, Núcleo de Arte, depois de concluir seus estudos em Relações Internacionais e Diplomacia na Universidade da África do Sul, Pretória.
As pinturas de Nelly exploram e reflectem sobre as circunstâncias e emoções das mulheres. Ela é vencedora do Prémio “Emerging African Painting Prize 2019″ e Prémio Mozal Artes e Cultura 2019.

EMÍLIA CAETANO FERNANDES
Nasceu em Janeiro de 1980. Com 11 anos foi para Holanda e regressou aos 27 anos a Moçambique. Trabalha como professora desde 2010. Sempre interessou-se pela arte, mas foi só em 2017 que descobriu que tinha queda para o desenho. A inspiração vem das emoções e comportamento Humano. Vendo imagens de rostos das
pessoas com quem ela convive e ícones da cultura popular global, ganha inspiração e transmite em pintura.

TERESA RAFFRAY 
Teresa é uma artista Franco-Chilena. Estudou artes visuais em Santiago-Chile com especialidade em gravura. Trabalhou cinco anos no Museu Nacional de Bellas Artes de Santiago, tempo durante o qual deixou de lado a práctica artística.
Em 2014, empreendeu uma viagem de vários anos por Ásia onde se reconectou
fortemente com a necessidade de criar. Dirigiu varias oficinas artísticas, cujo
objectivo era encorajar a criatividade através de diversos meios: a colagem entre outros. No marco dessas oficinas, ela começou a experimentar com a técnica da colagem, que permitia-lhe criar livremente usando materiais de baixo custo e fáceis de encontrar.
Presentemente, Teresa continua trabalhando com aguarela e colagem, encontrando inspiração nas infinitas possibilidades que oferece essa técnica para fragmentar, reinventar, e brincar com os limites entre o irreconhecível e o familiar.

Scroll to Top