Música
Brief info

#ce7730

Humberto Carlos Benfica conhecido como Wazimbo (nascido em 11 de Novembro de 1948) é uma das maiores vozes de Moçambique e um dos cantores mais famosos de Marrabenta. Nascido em Chibuto, Gaza, Moçambique, mudou-se para a capital – Lourenço Marques (hoje Maputo) – onde cresceu no popular bairro de Mafalala e onde, por volta de 1964, começou a cantar como vocalista das bandas Silverstars e Geizers. Mais tarde, juntou-se à Orquestra Marrabenta Star de Moçambique.
Em 1972, Wazimbo assinou o seu primeiro contrato como cantor profissional e mudou-se por dois anos para Angola. Em 1974, retornou e participou activamente na Associação de Música Africana. Após a independência, Wazimbo trabalhou com a big band da Rádio Moçambique (Grupo RM). Tornou-se vocalista da Orquestra Marrabenta Star de Moçambique em 1979 e trabalhou com vários membros do Grupo RM com digressões pela Europa e o lançamento de CD’s na Alemanha.

Um dos trabalhos mais famosos do artista é a balada Nwahulwana (“Pássaro da noite“), lançado em 1988. A canção foi apresentada primeiro num comercial da Microsoft na Califórnia e em 2001 foi parte da trilha sonora do filme “A Promessa”, dirigido por Sean Penn e estrelado por Jack Nicholson.

Discografia de Wazimbo

Nwahulwana (Com Orchestra Marrabenta Star de Mocambique) – 2001

Piquenique – 1996

IndepenDance – 1989