Concerto África – Europa | Cortega, Isabel Novella, Stewart Sukuma, Lura, Throes + The Shine

Concerto África - Europa | Cortega, Isabel Novella, Stewart Sukuma, Lura, Throes + The Shine

Quando

11 de Maio, 2024 - 12 de Maio, 2024    
17:00 - 0:00

Bookings

Bookings closed

Tipo de evento

Por ocasião do Dia da Europa, que se comemora a 9 de Maio, a Delegação da União Europeia em Moçambique, em parceria com o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), apresenta o “Concerto África-Europa 2024” no Sábado, 11 de Maio, das 17h às 00h, nos palcos do Jardim e Sala Grande do CCFM, obedecendo ao seguinte alinhamento:

> 17h | Cortega (CH) – Jardim
> 18h | Isabel Novella (MZ/PT) – Sala Grande
> 19h | Stewart Sukuma (MZ) – Jardim
> 20h | Lura (CV/PT) – Sala Grande
> 21h | Throes + The Shine (AO/PT) – Jardim
> 22h | Cortega (CH) – Jardim

SOBRE OS ARTISTAS
CORTEGA
DJ Cortega ganhou uma reputação internacional por trazer o calor da música eletrónica pan-africana para as pistas de dança em todo o mundo. Desde 2006, em colaboração com o DJ Underdog, desempenhou um papel activo na promoção do afrobeat e do afro house nos EUA, actuando nos principais clubes da costa leste, incluindo Output, Cielo ou Eighteenth Street Lounge. A partir de 2010, mudou-se para o continente – primeiro Nairobi, depois Dakar e agora Maputo – onde o colectivo e série de eventos ElectrAfrique, que co-fundou, ganhou força. Cortega tocou em vários eventos importantes, como o NY Central Park’s Summerstage, Montreux Jazz Festival, ou Miami’s Winter Music Conference, entre outros. Ao longo da sua carreira, partilhou o palco com artistas como Wizkid, Black Coffee, Boddhi Satva, Caiiro, DJ Tunez, Djeff, Tony Allen, Cheikh Lo, Mafikizolo, Uhuru, Blinky Bill e Sauti Sol, entre outros.

ISABEL NOVELLA
Isabel Novella é uma cantora e compositora Moçambicana conhecida pela sua música que combina elementos de marrabenta, jazz, afro-soul e pop-world. Desde o lançamento do seu álbum de estreia em 2012, ela conquistou o público não apenas em Moçambique, mas também na África do Sul e na Europa. Recebeu reconhecimento internacional, incluindo nomeações para prémios musicais e o título de “Figura Cultural do Ano” pela Rádio Moçambique em 2015. Além da sua carreira musical, Isabel contribuiu para um livro sobre performance musical e participa activamente de projectos de performance e teatro musical na Europa.

STEWART SUKUMA
Stewart Sukuma nasceu em Cuamba, Moçambique, e passou grande parte de sua juventude em Quelimane. Reconhecido pela sua música que combina tradição e contemporaneidade, destacou-se internacionalmente, compartilhando o palco com artistas renomados e realizando performances em todo o mundo. Em 2014, foi o primeiro moçambicano a lotar o Coliseu dos Recreios de Lisboa. A sua música é uma fusão energética de ritmos moçambicanos e melodias cativantes, transmitindo uma mensagem de esperança e revolução para África e não só. Além da sua carreira musical, Stewart é apresentador de programas de televisão e activista social, tendo sido nomeado o primeiro Embaixador da Boa Vontade da UNICEF em Moçambique. É também reconhecido pelo seu engajamento cívico e defesa dos direitos humanos. Recebeu várias honrarias ao longo da sua carreira, incluindo condecorações presidenciais e prémios no maior festival de música popular de Moçambique, o Ngoma. Em 1997, a revista Billboard destacou-o como um dos melhores artistas africanos.

LURA
Lura nasceu em Lisboa, filha de pais Cabo-verdianos, absorvendo as influências culturais de ambas as origens desde cedo. Destacou-se no mundo da música aos 21 anos com o lançamento de “Nha Vida”, o seu primeiro álbum, seguido por “Di Korpo ku Alma” em 2004, que incluiu o sucesso global “Nariná”. Ao longo da sua carreira, colaborou com renomados artistas como Cesária Évora, Bonga, Richard Bona e Gotan Project. Em 2015, lançou “Herança”, um álbum marcado por ritmos dançantes como Funaná e Batuque. Em 2023, iniciou um novo ciclo na sua carreira com o lançamento do álbum “Multicolor”, produzido por AGIR, que explora a sua dupla nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana, bem como a sua multiculturalidade e diversidade de experiências. O álbum, que inclui o dueto com Angelique Kidjo em “CETAM”, reflecte temas de liberdade, diversidade e a crença num mundo melhor e mais global.

THROES + THE SHINE
Os Throes + The Shine são um trio luso-angolano, formado por Mob Dedaldino, MC e kudurista oriundo de Luanda, e por Igor Domingues e Marco Castro, dois produtores e instrumentistas naturais da cidade do Porto. Em actividade desde 2011, a banda é reconhecida pelos seus concertos altamente enérgicos e explosivos, tendo deixado um rasto de suor e sorrisos um pouco por toda a Europa e também pela América Latina. Já tendo pisado os palcos de alguns dos maiores festivais Europeus na sua primeira década de existência, nem só dos concertos vive este projecto. Os Throes + The Shine contam com uma discografia eclética, que já carrega cinco álbuns de originais recheados de colaborações com artistas de todo o globo e que demonstram uma constante evolução e aprimoramento das suas composições.

Bookings

Este evento está esgotado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top